Você também utiliza o WhatsApp no seu dia a dia comercial? Por aqui esse atendimento se tornou bastante comum, principalmente por percebermos uma necessidade de adequação com nossos clientes, que passaram a preferir este canal para se comunicar com a nossa empresa. E vamos combinar né? Esta ferramenta agiliza muito o contato, além de proporcionar uma maior aproximação entre empresa e cliente. Neste novo cenário bastante digital, algumas técnicas de atendimento se fazem importantes para que tudo ocorra de forma correta - e é sobre isso que viemos falar hoje!
> Seja ágil, mas não esqueça que informações corretas são essenciais!
Não é porque você está em um canal que é ágil, que você precisa responder de qualquer jeito para não deixar o cliente esperando. Se é alguma informação que você não sabe, informe ao cliente que você irá verificar e que retorna em breve. E, falando em agilidade, a sugestão de especialistas em comunicação corporativa no meio digital é que as mensagens sejam respondidas em até 24 horas, para que seu cliente não perca o interesse.
> Cuide com a ferramenta de áudio!
Para facilitar, muitos clientes enviam áudio para explicar suas dúvidas e o que precisam. Mas a empresa, preferencialmente, deve responder com texto... sabe por quê? Os clientes que não decidem a compra ou assunto no momento do contato, gostam de voltar depois para a mensagem e pesquisar o que foi falado, e o áudio ainda não possibilita essa busca, ou seja, o que você explicou ao seu cliente por áudio não será facilmente encontrado posteriormente. Caso você precise gravar um áudio para explicar melhor sobre o produto ou serviço, em seguida formalize de forma resumida o que você falou no áudio (“Conforme mencionado no áudio acima...”). Assim, se seu cliente quiser pesquisar no futuro, vai encontrar um resumo breve e o áudio junto à mensagem, podendo ouvir também, novamente.
> Interaja de forma leve!
Você sabia que 95% das pessoas que estão no whatsapp utilizam emojis na comunicação e preferem um tom casual? As pessoas que utilizam este canal não buscam formalidade, por isso procure usar um tom informal e autêntico, mas claro sem perder o cuidado já que é uma relação empresa-cliente.
> Divulgue esse contato entre seus clientes, mostrando que a empresa está conectada em mais uma ferramenta!
Algumas empresas ainda não sabem que seus fornecedores utilizam este canal, portanto informe aos seus clientes sempre que possível (no cartão de visita, no News semanal, nas redes sociais, nos panfletos, etc...).
> Seja ágil no encaminhamento interno.
Se um cliente entrou em contato necessitando de algo que não é de sua alçada, atenda o cliente e informe que este assunto não é com você, mas que você está encaminhando este contato para o responsável (prefira isso do que pedir ao cliente que entre em contato com outro número). Sempre que a empresa se coloca na posição de ajudar, mostra para o cliente que a empresa é organizada e comprometida com o seu cliente, em todos os âmbitos.
> Foque no WhatsApp Business, se possível!
Esta versão da ferramenta possui muitos artifícios que ajudam – e muito – no dia a dia, desde catálogos, etiquetas de categorização, mensagens automáticas e sincronização de atendentes.
Aproveite esta ferramenta e todos os recursos que ela tem! Bons negócios!