Acrilys

Português Inglês Espanhol

Notícias
e Novidades

Saúde em primeiro lugar!

05/07/2021

Saúde em primeiro lugar! Nos últimos tempos, saúde tem sido a palavra da vez. Buscamos saúde, cuidamos nossos hábitos diários pensando em nossa saúde, usamos máscara para proteger a saúde, e ao longo de nossa história nos vacinamos em prol da saúde. E é por isso que falar de imunização, é falar de proteção coletiva, de força social contra diversas doenças – e por isso hoje é o assunto da Acrilys. Nosso papel é contribuir para o bem social, e fazer a nossa parte significa falar sobre assuntos que precisam ser ditos.

Só no Brasil podemos mencionar quatro doenças que foram erradicadas graças ao programa de imunização vigente – Coqueluche, Sarampo, Poliomielite (paralisia infantil) e a Rubéola. Doenças estas que, até metade do século passado, matavam milhares de pessoas. E é por isso que manter a carteira de vacinação em dia, de acordo com o calendário para cada doença/idade é importante para que estas doenças não voltem à circulação.

> Surto, endemia, epidemia e pandemia – entenda a diferença!
Quando falamos em surto é uma disseminação em massa, mas de pequena proporção e em um lugar específico – por exemplo o surto de gripe em um hospital.
Já quando falamos em endemia, é quando há um contágio sazonal, na mesma época anualmente – por exemplo o aumento no número de casos de dengue em um determinado local, anualmente.
A epidemia por sua vez é um contágio amplo de uma doença em um local específico, mas quando essa contaminação atinge pelo menos 3 continentes, passa a ser reconhecida como epidemia à nível global, sendo chamada, portanto, de PANDEMIA (que é o que estamos vivendo).

> Entenda como a vacina funciona!
A vacina é uma barreira. Quando grande parte da população é imunizada, criamos uma proteção coletiva, como se fosse um “círculo” em volta das pessoas que não puderam se vacinar – seja por restrições médicas ou por não se enquadrarem nos grupos de aplicação da vacina. O vírus precisa de um hospedeiro para seguir infectando outras pessoas, ou seja, ele não fica pairando no ar. Ele utiliza os indivíduos para passear por aí e causar a distribuição em massa da doença, e quando há a barreira da imunização ele já não encontra mais caminho para circular, reduzindo drasticamente o número de pessoas infectadas.

Por isso, é de extrema importância vacinar o máximo número de pessoas, para que possamos reduzir os casos de Covid-19 e então passarmos a ter casos pontuais e controlados, desafogando sistemas de saúde, reduzindo mortes e possibilitando a circulação segura das pessoas.

Atualmente temos 4 vacinas em vigência no país: a Astrazeneca (Fio Cruz), a Pfizer (BioNTech), Janssen (Johnson & Johnson) e a CoronaVac (Butantan). Cada estado recebe novas doses frequentemente, e está evoluindo a vacinação pelos grupos conforme a própria população de cada cidade. Por isso, se você ainda não se vacinou, fique atento as informações da sua cidade e assim que chegar a sua vez, vá a um posto de vacinação e imunize-se. É para o seu bem, é para o bem de todos.
E não esqueça: se a vacina que você tomou exige 2ª dose, não deixe de tomá-la. Anote em um local que você veja com frequência, e no dia programado compareça para a 2ª dose. É ela que completará o seu esquema de vacinação e garantirá imunização.

Cuide-se! Uma campanha Acrilys pela saúde de todos!
Juntos somos mais fortes! Veja mais detalhes +

Notícias relacionadas

O Beabá da Acrilys!
26/07/2021
O Beabá da Acrilys!
Diferentes usos para a sua bandeja de acrílico
19/07/2021
Diferentes usos para a sua bandeja de acrílico
O que é o Plástico de Engenharia?
12/07/2021
O que é o Plástico de Engenharia?