Acrilys

Acrilys 35 Anos | Tecnologia do Plástico
Português Inglês Espanhol

Notícias
e Novidades

Os benefícios dos Plásticos de Engenharia

11/06/2018

Os benefícios dos Plásticos de Engenharia Cada vez mais os plásticos de engenharia estão substituindo os metais na indústria.

Os plásticos de engenharia apresentam várias vantagens como a excelente resistência mecânica, leveza das peças, a não necessidade de lubrificação, a reciclagem do material, além de serem livres de metais pesados, abdicando de prejuízos ao meio ambiente e à saúde do ser humano.

Também possuem maior resistência química, principalmente em relação à corrosão, permitem a integração de sistemas e possibilitam que componentes sejam injetados em diversas cores, eliminando a necessidade de pintura.

Foi na década de 1960 que surgiram os chamados plásticos de engenharia, que são resinas com propriedades superiores às commodities – fazendo um paralelo com a siderurgia, os plásticos de engenharia equivaleriam aos aços-liga.

Contrariamente aos plásticos tradicionais, vendidos e transformados como commodities, os plásticos de engenharia obedecem, em primeiro lugar, a parâmetros técnicos que os tornam indicados (ou não) para aplicações normalmente atendidas por ligas metálicas ou plásticos de menor rendimento. Sendo o desempenho uma variável imprescindível para indicar o uso de plásticos de engenharia, não se vê aplicações em PEAD, ABS ou POM, só para usar alguns exemplos, ocupando o lugar de plásticos tradicionais em aplicações que não envolvam tecnologia.

Os plásticos de engenharia têm sido amplamente utilizados pelo setor automotivo, pois as peças plásticas reduzem o peso do veículo, diminuindo assim o consumo de combustível e consequentemente a emissão de CO2. Também permitem um design inovador, contribuindo para a segurança dos passageiros, o que gera veículos melhores e com preços mais acessíveis.

Peças em polímeros e suas mais diversas blendas respondem, ano após ano, por mais e mais aplicações externas, internas e sob o capô, em praticamente todos os veículos de passeio e comerciais vendidos nas concessionárias.

Confira os principais plásticos de engenharia e algumas aplicações na indústria automotiva:

Poliamidas (PA): Boa resistência à tração, alta temperatura e excelente estabilidade dimensional. Aplicação: dutos de captação de ar, engrenagens, conectores do sistema de injeção, sistema de freio de estacionamento, coletores de admissão, tampas de comando de válvulas, maçanetas, componentes do espelho retrovisor, tubos de freio, sistema de refrigeração, componentes airbag.

Poliacetal (POM): unidades de envio de combustível, engrenagens do cinto de segurança, clips, componentes das fechaduras, roldanas de vidro.

Polibutileno tereftalato (PBT): limpadores de para-brisa, maçanetas, carcaças dos faróis, componentes dos bicos injetores.

Poliftalamidas (PPA): carcaças de bomba d’água, termostatos, galeria de injeção.

Policarbonato (PC): Apresenta excelente transparência, alta resistência ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistências às intempéries, resistência à chama, capacidade de refletir a luz e estabilidade a radiações ultravioletas.Aplicação: lentes de faróis, painel de instrumentos.

Polipropileno (PP): Alta resistência mecânica e química, aos solventes e às intempéries, excelente flexibilidade e durabilidade, baixo custo. Aplicação: cobertura de volantes e amortecedores, painel de portas e de instrumentos, para-choques, porta-luvas, revestimento de bancos, porta-malas e tetos, parachoques, paralamas, painéis, caixas de bateria, defletores de radiador.

Acrilonitrila-Butadieno-estireno (ABS): grades, componentes do painel, revestimentos internos.

Polietileno de alta densidade (PEAD): Boa resistência ao calor e a solventes, baixa permeabilidade, boa processabilidade e baixo custo. Aplicação: tanques de combustível e reservatórios.

Polimetacrilato de metila (PMMA) :Boa transparência e resistência ao impacto e às intempéries. Aplicação: fibra ótica e lanternas.


Os plásticos de engenharia também são utilizados em larga escala na indústria aeronáutica, alimentícia, petrolífera e química. Produtos como aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, microcomputadores, aparelhos celulares, luminárias, móveis, brinquedos, são encontrados no mercado e fazem amplo uso de plásticos de engenharia, seja sob a forma de peças, adesivos ou materiais de acabamento.

A Acrilys é especializada em injeção e termoformagem de Plásticos de engenharia, produzindo peças técnicas de acordo com o projeto do cliente e indicando o polímero mais adequado de acordo com a aplicação da peça.

Seus processos e métodos de transformação dos Plásticos de engenharia atendem normas nacionais, internacionais e também aquelas especificadas pela necessidade do cliente, acompanhadas de rigoroso controle e garantia da qualidade. Veja mais detalhes +

Notícias relacionadas

Os benefícios dos Plásticos de Engenharia
11/06/2018
Os benefícios dos Plásticos de Engenharia
Suporte para Espumantes!
04/06/2018
Suporte para Espumantes!
Acrilys comemora seus 35 anos!
30/04/2018
Acrilys comemora seus 35 anos!